Com a chegada dos festejos juninos, aumenta o número de atendimentos nos hospitais às vítimas de queimaduras. Os tipos de queimaduras mais freqüentes são as de primeiro grau considerada mais leve, segundo grau que apresenta bolhas e muitas dores e terceiro grau que pode atingir músculos e ossos.
Fogueiras e fogos de artifício são os principais causadores de acidentes neste período. As crianças são sempre as mais atingidas pelo fato de estarem mais atentas à brincadeiras do que aos possíveis riscos com consequências que em alguns casos podem levar à amputação de membros ou morte.
Para evitar queimaduras é necessário alguns cuidados como: não acender fogo com álcool, acompanhar as crianças durante a utilização de fogos de artifícios e não deixá-las muito próximas à fogueiras.
Caso haja o acidente é importante não mexer no local queimado, não remover pedaços de roupas grudados na pele não cobrir nem arrancar a pele e não furar bolhas existentes. As vítimas devem ser levadas com urgência ao Hospital Regional onde existe uma ala para queimados que fica na AV. Floriano Peixoto s/n.
Telefones úteis:
Bombeiros- 193
Hospital Regional-3310-9225
Samu-192