Paty do nordeste: conheça a trend que está bombando no TikTok e arrase no São João

Campina Grande, 30 de junho de 2022

Você já ouviu falar sobre essa trend que está bombando nas plataformas digitais? Com a volta das festas presenciais, as tendências que estão nas ruas estão também nas redes.

Repórteres:  Anny Cabral e Cecília Marinho

Fotos: Ester Bezerra e Carol Araújo

Edição: Agda Aquino

Foto: Ester Bezerra

Aposto que você já ouviu falar no filme “As Patricinhas de Beverly Hills”, de 1995. Essa produção ficou marcada na década de 90 pela sua grande influência no mundo da moda após seu lançamento,  abusando de diferentes tecidos, cortes e sobreposições, a época do oversize, das estampas, das roupas vistosas e chamativas.

Já nos dias atuais, principalmente durante a pandemia,  o TikTok passou a propagar e influenciar estilos e tendências no mundo da moda, um deles foi o “Paty do Nordeste”.

Com mais de 8 bilhões de visualizações, os vídeos que representam as patricinhas nordestinas são repletos de roupas de brilho, alfaiataria, pantalonas, vestidos, looks com cores vivas e complementares.

A gíria “Patricinha” já faz parte do vocabulário e estilo de muitas mulheres brasileiras.  É um termo usado para designar a mulher burguesa e bem vestida, com roupas de marca, caras ou não, elegantes e principalmente as altas tendências do momento na moda.

Confira abaixo algumas dicas para usar e abusar da trend e arrase nos festejos de São João. 

Calças Pantalona

Foto: Ester Bezerra

A calça pantalona é aquele modelo de corte reto e folgado do joelho para baixo, ideal para quem busca alongar a silhueta. É perfeita para equilibrar o corpo das mulheres de quadril mais largo. 

Já que a boca larga da peça equilibra com a largura do quadril, suavizando e harmonizando a silhueta.

Quem busca uma peça certeira para esbanjar elegância e sofisticação, deve investir em uma pantalona. Este tradicional modelo de calça tem como característica mais marcante o seu corte reto ou evasê, e sua confecção pode ser  encontrada nos mais diversos tecidos como o jeans e na alfaiataria, estilos e nas versões cintura alta, média ou baixa.

Cores vivas e complementares

Foto: Carol Araújo

Para quem gosta de looks um pouco mais ousados e vibrantes, a tendência das Patys te impulsiona em peças de cores complementares, com um toque de ousadia. 

Para conseguir combinar cores e montar o seu mix, a nossa primeira dica é usar um círculo cromático. O círculo cromático é uma roda em que estão organizadas as 12 cores mais básicas e importantes primárias, secundárias e terciárias. 

Ele vai te ajudar muito a fazer um mix de cores, mas, lembrando que cores complementares são cores opostas, as cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático.

Sendo assim, de acordo com o círculo cromático, as cores complementares são: amarelo com violeta, amarelo alaranjado com azul arroxeado, laranja com azul, vermelho com azul esverdeado, vermelho com verde e vermelho arroxeado com amarelo esverdeado e etc.

Analise o círculo cromático, use e abuse dessa trend 

Reprodução internet

Roupas e acessórios de brilho

Foto: Ester Bezerra

Sem dúvidas, os tecidos e acessórios de brilho são indispensáveis durante o São João. Desde os brincos de strass aos tecidos brilhosos, as Patys aderem a looks glamourosos em seus vídeos. 

A combinação da alfaiataria e as calças jeans wide leg junto ao lurex ou paetê, por exemplo, são pura elegância e são peças indispensáveis no nosso guarda roupa para as noites de festejos juninos.

Mas, você sabe o que são os jeans wide leg, o lurex e o paetê? Nós vamos te lembrar. 

A chegada de novas tendências não param, com esse nome em inglês que significa perna larga, a calça wide leg conquistou as brasileiras. Com cintura alta e bem marcada, sua modelagem fica ali no meio termo entre a calça tradicional um pouco larguinha e a clássica pantalona. 

Já o lurex é um tecido brilhante e molinho, formado por fios revestidos de poliéster que trazem o aspecto metalizado às peças. O prata e o dourado são as cores mais comuns, mas é possível encontrar o tecido em outros tons, estampas e texturas. E o paetê, muito conhecido na nossa região, é o tecido que é costurado com lantejoulas.

Foto: Ester Bezerra

Para você que prefere looks básicos, no mundo dos acessórios a aposta da vez são os cintos brilhantes, que ajudam a dar aquele charme até nas peças mais simples. Brincos, bags e acessórios para o cabelo também são uma grande aposta das Patys.

Para você que prefere looks básicos, no mundo dos acessórios a aposta da vez são os cintos brilhantes, que ajudam a dar aquele charme até nas peças mais simples. Brincos, bags e acessórios para o cabelo também são uma grande aposta das Patys.

Foto: Ester Bezerra

Peças longas e leves

Os fãs dos looks estilosos e confortáveis, essa sugestão é para vocês. Além de serem versáteis, as peças longas e leves são uma ótima pedida para o São João. Essa é a hora ideal para se jogar nas combinações.

Nas tendências atuais, podemos citar os modelos de vestidos e saias: sereia, com fenda e breezy dress. A grande vantagem dessas peças é usá-las com tênis, rasteirinhas e até botas; 

Foto: Carol Araújo

Para mais, a dica é pesquisar o que as Patys dessa rede vizinha mais amam, diariamente vídeos são postados fazendo assim a troca de informações, o crescimento da trend e a comunicação das Patys do nordeste com seus looks maravilhosos, inúmeras dicas para criar seu próprio estilo no meio da tendência e curtir esses festejos juninos com muita elegância e antenado na moda.

Comentários