6º Folkcom promove oficinas para educadores e segmentos comunitários

Campina Grande, 11 de junho de 2009

 

O 6º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular traz este ano uma novidade. Serão duas oficinas destinadas aos educadores das escolas municipais, pastorais, clubes de mães, associações comunitárias e outros segmentos comprometidos com a formação educacional e cultural das crianças, adolescentes e jovens de Campina Grande.

As oficinas serão realizadas no Museu de Artes Assis Chateaubriand, numa promoção do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.  As inscrições são gratuitas e já estão sendo feitas na Secretaria do DECOM, à rua Pedro I, S/N, bairro São José.

Na primeira oficina “Folclore, educação e cultura popular”, coordenada pela professora Cristiane Maria Nepomuceno e ministrada por professores da UEPB e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será discutida a utilização das manifestações folclóricas  na formação educacional e cultural. A oficina ocorrerá de 15 a 17 de junho, das 14h às 17h.

Já a oficina “Bonecas de pano como recursos didático-pedagógicos”, que ocorrerá entre 15 e 20 de junho das 14h às 17h, será iniciada com uma palestra da professora Cleonice Agra do Ó que abordará a importância dos brinquedos populares do N ordeste como estratégia para a utilização do lúdico na educação contemporânea. A artesã Maria do Socorro Pereira da Silva, mais conhecida como Corrinha dos Bonecos, ensinará como confeccionar bonecas tradicionais, personagens folclóricos, dedoches e palhaços de fuxico, entre outras modalidades de artesanato de pano. Todos os trabalhos produzidos nessa oficina serão expostos, no hall do Teatro Rosil Cavalcanti, no encerramento do 6º Folkcom.

Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 9982-1651 e (83) 8875-6758 ou pelo site http://www.uepb.edu.br/folkcom.

 

Comentários