CUCA- CG dá um balanço na Cultura Popular

Campina Grande, 16 de junho de 2009
Uma “rede” de discussões e apresentações culturais farão parte dos festejos juninos em Campina Grande. Entre os dias 17 e 19 de junho, o projeto Roda Rede, realizará o “Arraial Vila Nova”, idealizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (CUCA-CG), em parceria com o Centro Acadêmico Vladimir Herzog. O evento que acontecerá entre o Centro de Educação – CEDUC I e a Faculdade de Comunicação Social, festejará e discutirá a Cultura Popular.

O Roda Rede, é uma parceria com o Instituto CUCA da UNE, o Ministério da Cultura do Governo Federal e o CUCA-CG. O projeto, numa seqüência de atividades, visa promover o acesso da sociedade à cultura popular e tradições folclóricas. Segundo Ítalo Jones, coordenador de cultura do CUCA-CG, o projeto visa fomentar o debate sobre as tradições culturais meio a sociedade, havendo uma troca de expressões culturais de momentos diferentes da história. Numa perspectiva de promover o encontro entre gerações, principalmente dentro das Universidades. “Demos início ao projeto, porque achamos que seja uma forma de trazer a arte popular para o espaço do saber erudito, que é a universidade. Temos por objetivo fomentar o debate entre o popular e o acadêmico. O projeto é uma forma de democratização da cultura popular”, diz o coordenador.

No dia 19 de junho, no Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, a partir das 21h00, se apresentarão: Boi de Rei Estrela do Norte (Mestre Pirralhinho), Caiana dos Crioulos, Benedito do Rojão e a banda campinense  Cabruêra.

Comentários