
Participarão da mesa-redonda intitulada “O sagrado e o profano nas festas juninas” o bispo diocesano de Campina Grande Dom Jaime Vieira Rocha, a pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande Elisabeth Cristina Andrade Lima e a professora da Universidade Federal da Paraíba Alba Cleide Calado Wanderley. O professor do Departamento de Comunicação da UEPB Rômulo Azevedo mediará o debate. Esta discussão, há muito cobrado pela comunidade acadêmica será realizada na abertura da 6ª edição do seminário, na próxima quinta-feira (18) ás 10h no Teatro Rosil Cavalcante.

São João Batista, São Pedro e Santo Antonio recebem cultos e homenagens na dimensão do sagrado pelo catolicismo oficial e pelo catolicismo popular numa composição de elementos míticos, práticas litúrgicas formais e manifestações folclóricas. Na contemporaneidade, as festas juninas se destacam principalmente no espaço midiático, pela sua dimensão do profano.
Apesar da importância do caráter do sagrado e do profano nas festas juninas, especialmente, quando tomamos o destaque que Campina Grande tem em âmbito nacional como realizadora do Maior São João do Mundo, este tema não havia ainda sido abordado pelo Folkcom.