O 6° Folkcom da UEPB segue com sua programação com mesas redondas, grupos de trabalho e exposição, no Teatro Rosil Cavalcante.
Dando início ao segundo dia do seminário, a mesa-redonda intitulada “A atualidade da festa junina como construção identitária para o Nordeste”, mediada pelo professor Ms. Flauber Cirilo Jerônimo de Paiva (FIP), juntamente com os palestrantes Cristiane Maria Nepomuceno da UEPB, Leyde Selma da UFPE, Luciana de Oliveira Chianca da UFRN, Sebastião Guilherme da UFRN e Zulmira Silva Nóbrega da UFPB.
Logo em seguida tivemos a mesa-redonda “A (re)invenção do Forró na Contemporaneidade”, mediada pelo professor Massilon Gonzaga da UEPB. Tendo como objetivo discutir as mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos no ritmo do “forró”, do pé-de-serra ao estilizado. Nela estavam presentes os palestrantes Ajalmar Maia (Troféu Gonzagão/CE), Eli Brandão da UEPB, Felipe da Costa Trotta da UFPE, Maria Érica de Oliveira Lima da UFRN e Paulo Pena (Forrofest).
Às 14h os grupos de trabalho foram apresentados na CESREI. No Rosil Cavalcante, às 16h o professor Doutor Roberto Faustino (UEPB) mediou a mesa-redonda “Representações do Cangaço e do Matuto na Literatura Popular e na Mídia Contemporânea”. Os palestrantes convidados foram Jessier Quirino (poeta popular), Geralda Medeiros Nóbrega (UEPB), Gilvan de Melo Santos (UEPB) e Luciano Barbosa (UEPB).
O Folkcom 2009 encerra suas atividades amanhã, 20, com mesas-redondas, apresentação de quadrilhas juninas e um café junino.