“São João no Sítio” e muita música regional em Matinhas

Campina Grande, 22 de junho de 2009
“São João de amor, família, que a gente pode chamar de São João daqui, nosso!”. Foi assim que Jorge de Altinho, principal atração do segundo dia do São João no Sítio, definiu a festa. Ele disse ter sido tomado por surpresa, pois acreditava que não havia mais eventos como esse. E por emoção, porque recordou-se dos seus 15 anos, quando toda região de Caruaru, inclusive Altinho, sua cidade natal, dançava em baixo de palhoções, ao som de Gonzaga, Trio Nordestino e Marinês.

‘Inspirado pela forma simples e poética de homem nordestino’, Jorge de Altinho comemora seus 25 anos de carreira com o lançamento de seu primeiro DVD, marcado pela inovação musical que o acompanha desde o início de sua trajetória. Assim como Luiz Gonzaga, ele revitalizou os ritmos nordestinos com a introdução dos metais no forró. Seu DVD, que contou com a participação de Fagner, Dominguinhos e Petrúcio Amorim, foi lançado para vinte e um países pela Globo Internacional. No dia 18 de julho o cantor fará um show no centro de Berlim, Alemanha, e de lá irá para Portugal. Em novembro Jorge estará lançando seu segundo DVD.

A Orquestra Sanfônica de Pernambuco, a única composta por sanfonas de oito baixos, também abrilhantou o São João no Sítio, com o autêntico forró. O produtor, Gilberto Geraldo enfatizou a alegria em estar tocando na Paraíba, “Ficamos muito felizes em estar aqui. Nos consideramos uma banda ‘paraibucana’, pois vários integrantes do grupo são da Paraíba, assim como muitas músicas do repertório foram compostas por paraibanos”, disse Gilberto. A Orquestra voltará a se apresentar em Matinhas no encerramento da festa, dia 24 de junho.

Comentários