Show de Zé Ramalho leva multidão ao Parque do Povo

Campina Grande, 27 de junho de 2009

A 29ª noite do Maior São João do Mundo levou mais de 100 mil pessoas ao Parque do Povo para conferir as atrações que embalaram o compasso dos forrozeiros. Entre elas, o grande destaque foi o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, que trouxe ao palco sua autêntica musicalidade inspirada no Nordeste.  Nem parecia que o São João já está na sua reta final. Barracas e camarotes lotados de turistas, ilhas de forró cheias de animação e gingado, além de muita disposição e ritmo no pé, completaram a noite de sexta-feira no Quartel General do Forró.

Dotado de uma voz inconfundível e um sentido lírico que arrasta multidões por onde passa, Zé Ramalho é responsável por um dos capítulos mais brilhantes da música popular brasileira de raízes nordestinas. Influenciado pela poética dos Beatles e dos Rolling Stones, o paraibano da cidade de Brejo do Cruz, no Sertão do Estado, é o criador da mistura MPB+POP+NORDESTE, que alia novas fusões musicais ao realismo fantástico da imaginação do povo nordestino. No show dessa sexta-feira ele levou o grande público de fãs ao delírio, interpretando canções que marcaram sua carreira, como “Avôhai”, “Admirável Gado Novo”, “Frevo Mulher”, “Galope Rasante” e “Chão de Giz”.

Iniciando o show, o cantor apresentou músicas de seu mais recente trabalho, o CD “Zé Ramalho canta Bob Dylan – Tá tudo mudando”. Em seguida, conduziu a festa relembrando suas músicas de maior sucesso que também fazem parte do Maior São João do Mundo. Ele considera uma emoção estar presente nas festividades juninas de Campina Grande. “É maravilhoso estar aqui. Este é o décimo ano seguido que eu me apresento nesse palco, e como todo legítimo paraibano, preciso sempre voltar às minhas origens para manter essa chama acesa”, comenta.

Contagiada pela musicalidade do show de Zé, a campinense Osaneide Crispim afirma que sempre comparece aos shows do poeta, já que o considera um artista completo. “Conheço todas as músicas do Zé, pois gosto muito de suas letras, principalmente as mais antigas. Ele tem muita criatividade para fazer suas próprias canções”, acrescenta.  Para Patrícia Gomes, turismóloga da Coordenadoria de Turismo da cidade, esta é a melhor edição do São João dos últimos anos. “As parcerias que a prefeitura conquistou fizeram o diferencial para a grandiosidade da festa esse ano. Shows como o de Zé Ramalho comprovam nossa preocupação em aliar a cultura junto à música de qualidade”, informa. 

E para aqueles que ainda agüentavam mais forró e descontração, a noite teve também a autêntica animação de Antonio Barros e Ceceu e o ritmo forte das bandas Saia Justa e Forró do Litoral. Foram estes os ingredientes que garantiram a batida acelerada do coração forrozeiro, que não vive sem o embalo do arrasta-pé e do chiado da chinela. 
 

Comentários