Troféu Gonzagão premia artistas da cultura popular nordestina

Campina Grande, 27 de maio de 2010

Monumento em homenagem ao Rei do Ritmo e ao Rei do Baião, em Campina Grande

 

O projeto “Troféu Gonzagão” foi idealizado pelo casal Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso e, há mais de dez anos, homenageia os ícones da música nordestina. Homenageando Jackson do Pandeiro, este ano a entrega da premiação foi na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, na terça (25), em Campina Grande. O evento foi realizado, no novo Centro de Convívio e Convenções da Indústria, onde estavam presentes os grandes nomes da música regional, a exemplo de Elba Ramalho, Amazan, Flávio José, Clã Brasil e Genival Lacerda, entre outros.

Uma das artistas mais saudadas da noite, Elba Ramalho, comentou à respeito da importância no prêmio no âmbito musical. “Nós artistas nordestinos e brasileiros ficamos honrados com esta festa, com a premiação e homenagem à Gonzaga. Gosto principalmente pelo encontro dos artistas e também por ser em Campina Grande”, disse Elba.

Integrando a mesa das autoridades, o governador do Estado, José Maranhão e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, enalteceram a importância da iniciativa, sobretudo nestes dias que antecedem à realização do Maior São João do Mundo.

De acordo com o prefeito, são eventos deste nível que tornam Campina Grande uma cidade diferenciada no cenário turístico e cultural nordestino. O prefeito mostrou-se feliz também pelo fato do evento ser realizado em meio às comemorações alusivas ao Dia da Indústria e a entrega do Centro de Convívio da Indústria.

Ao todo, foram homenageados 16 artistas em uma justa homenagem aos àqueles que mantêm viva o forró nordestino de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

E para celebrar a entrega, a noite foi de muito forró, com o arrasta-pé ao som do triângulo, da sanfona e do zabumba, que entrou madrugada adentro. Além dos artistas homenageados, Os Três do Nordeste, Amazan, Pinto do Acordeon e Santana deram uma amostra do que esta por vir nesses trinta dias de São João.

Comentários