A Unidade de Queimados do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, lançou ontem a campanha preventiva “Queime Fogos, não queime a alegria do São João”. O objetivo da campanha é orientar as pessoas sobre a maneira correta de utilizar os fogos e evitar a ocorrência de queimaduras.
Mesmo antes de começar os festejos juninos, o hospital já recebeu três casos de queimaduras e as vitimas são crianças.Segundo estatísticas da unidade, só ano passado, foram registradas 46 casos de queimaduras por fogos de artifícios. Deste total, 70% das vítimas eram crianças.
A comissão organizadora da campanha é formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, fisioterapeutas e assistentes sociais, irão atuar tanto no parque do povo, onde a incidência de casos é sempre alta, é também nos distritos de Galante e São José da Mata.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Queimados, Teodora Araújo, a campanha que teve início ontem prosseguirá até o mês de julho. O objetivo da campanha não é apenas evitar queimaduras, é principalmente conscientizar que as pessoas podem comemorar os festejos juninos soltando fogos, já que é uma tradição, mas com os devidos cuidados para evitar acidentes.
“A queima de fogos é uma tradição junina e nós não podemos dizer que as pessoas não podem queimar fogos. Mas podemos fazer uma campanha como essa de cunho educativo para que as pessoas se conscientizem sobre o perigo a que estão expostos se não manusear os fogos com cautela e evitem que a festa termine em tragédia”, disse a coordenadora.