Ilhas de forró encantam turistas e visitantes do Parque do Povo

Campina Grande, 7 de junho de 2010

 

Trios de forró animam os forrozeiros no Parque do Povo

As ilhas de forró são uma atração a parte no Maior São João do Mundo. O espaço reservado à música típica nordestina atrai um público diversificado, reafirmando a importância do tradicional forró “pé-de-serra” na cultura popular, oferecendo um ambiente onde as pessoas podem aproveitar o melhor do autêntico forró. Para o turista Luiz Alberto, que veio de São Paulo, as ilhas são lugares animados e bem organizados.

Devido a grande procura, muitas pessoas, alguns freqüentadores do local dizem que deveria haver um número maior de ilhas no Parque do Povo. Segundo Kaká do forró, que se apresenta nas ilhas há mais de 20 anos,  “elas são o grande diferencial do São João, pois nelas estão reunidas todas as camadas sociais”.

As ilhas são vistas como um espaço de interação entre gerações que apreciam o tradicional forró. Para o cantor paraibano, Biliu de Campina, sempre existirá o forró clássico, mas a mistura de ritmos acaba descaracterizando em nome da modernidade. Por outro lado, o “forró espontâneo” está na alma do povo.

O Grupo Jeito Nordestino, que há 6 anos participa da festa, acredita que as ilhas são um espaço importante para a divulgação do trabalho dos profissionais locais, pelo fato de reunir uma grande quantidade de pessoas. “Embora seja mal remunerado e tenha menos reconhecimento que as grandes bandas de forró eletrônico, o forró pé-de-serra nunca vai morrer”, André Teixeira, baixista do grupo.

O Forró pé-de-serra é privilegiado por sua praticidade, pois não precisa de uma grande estrutura para acontecer. Afinal, o que importa é a qualidade.

 

 

Comentários