
Na Vila Nova da Raina, no Parque do Povo, artesãos expõem seus trabalhos. Foto: PMCG
Com um tratamento minucioso e bem detalhado, o artesanato é mais um item na imensa vitrine cultural, que é o São João de Campina, responsável por expor as riquezas culturais locais. Para a artesã Dalva, que trabalha com tecidos e Fátima que produz Biscuits, o São João é um ótimo expositor dos objetos que revelam bastante empenho.
Na arte da terra, principal local onde se encontra os artesanatos, pessoas não faltam, alguns curiosos que chegam, observam ,admiram o trabalho, mas vão embora, outros não resistem e voltam para comprar alguma lembrança.
Apesar de ser feito cuidadosamente, o trabalho que revela imenso carinho e horas de dedicação, não é tão valorizado, principalmente pela população local. Por outro lado, a procura pelo artesanato continua crescente por parte dos turistas que sempre querem levar uma lembrança do maior São João do mundo.
O evento, que para muita gente representa mais uma festa, para as artesãs, é encarado com muita alegria e responsabilidade. Elas disseram que essa é a melhor época do ano para as vendas, o faturamento chega a triplicar no mês do São João. “O trabalho está em primeiro lugar, curtir nem pensar”, contou dona Fátima.
Muita gente pode até pensar que não, mas o artesanato também faz parte dos festejos juninos e da nossa cultura, merecendo assim, seu devido valor.