Junho é o mês de homenagear três dos principais santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além da tradição religiosa, as festas juninas representam aquecimento na economia da região, beneficiando comerciantes formais e informais.
Com objetivo de chamar a atenção dos consumidores, empresas e lojas contratam trios de forró, estratégia que atrai clientes e garante o aumento das vendas. Isso faz com que os músicos contratados também se beneficiem do período de festas.
Muitos dos trios de forró ficam nas portas dos estabelecimentos comerciais ou até mesmo dentro das empresas que muitas das vezes são lojas de confecção, materiais de construção e indústrias alimentícias, é o caso do shopping “Boulevard” de Campina Grande, que nos finais de semana do mês junho, apresenta grupos de forró que entoam músicas de grandes nomes do autêntico e genuíno pé- de-serra na praça de alimentação.
Para Wilson Araújo, turista do Rio Grande do Norte é muito importante a iniciativa dos comerciantes e das empresas resgatarem a verdadeira cultura nordestina que estava adormecida. “Fico muito feliz em chegar num local e ver que as pessoas estão valorizando a nossa cultura, isso faz com que eu tenha mais orgulho ser nordestino” afirma Wilson.