Projeto abre espaço para cantadores de viola

Campina Grande, 11 de junho de 2011

Assim como no ano passado, o São João de Campina Grande concederá um espaço para repentistas de diversos estados do nordeste mostrarem seu trabalho, através do projeto “Cantoria no São João”.

Idealizado por Iponax Vila Nova, coordenador do projeto e gerente do Centro Cultural Lourdes Ramalho, com o apoio da Coordenadoria de Eventos da Prefeitura Municipal de Campina Grande, a idéia é mostrar aos campinenses e turistas que vem ao Maior São João do Mundo, a tradição da música nordestina por meio das apresentações de algumas das melhores duplas de repentistas do Nordeste.

Embalados por temas como São João, futebol e mulher, as duplas de repente se apresentarão, de sexta a domingo, entre os dias 03 de junho e 03 de julho, no Recanto da Poesia, que será instalado no Espaço Manoel Monteiro, Parque do Povo. Louro Branco do Ceará e Miro Pereira do Rio Grande do Norte abrem com chave de ouro os trabalhos, que sempre começam a partir das 20hs.

Em sua nona edição, o evento esse ano contará com as apresentações de 15 duplas, que além das modas de viola, vão declamar poesias matutas. No local, os repentistas aproveitam para divulgar seu trabalho, comercializando CDs e DVDs a preços populares.

O “Cantoria no São João” serviu de referência para cidades como Caruaru- PE, onde, a exemplo de Campina Grande, acontece um grande arraial. “Isso só vem comprovar a importância do projeto no que corresponde à valorização da música de raiz”, afirma Iponax.

Edição: Mayara Medeiros

Comentários