Casal de humoristas anima forrozeiros

Campina Grande, 14 de junho de 2011

É possível encontrar, dentro do Maior São João do Mundo, alguns personagens que se destacam e chamam a atenção por sua excentricidade. Podemos ver palhaços, gente fantasiada, atores, artistas. Um exemplo é o casal “Macambira e Querindina”, que há mais de nove anos vai ao Parque do Povo para conversar, brincar, divertir, tirar fotos e contar piadas aos forrozeiros.

Vestidos à moda matuta, o casal anda caracterizado de idosos. Uma mala velha na mão e bengala na outra,  pentes no bolso do paletó, cabelos e barbas brancas, fazem parte do figurino de Macambira. Querindina é vaidosa, e usa lenço no cabelo com alguns tic-tacs para enfeitar, vários colares coloridos no pescoço, baton vermelho, borrado, e os óculos escuros dão destaque ao visual dos personagens.

Macambira e Querindina, moram na cidade de Esperança, brejo paraibano. Autores de folhetos de cordel, têm mais de 27 publicações, dais quais se destacam: “O dia que Macambira morreu” e “O casamento de Macambira e Querindina”. Os artistas anualmente viajam para o Rio de Janeiro, onde participam da Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP. Macambira disse que entre os dias dias 6 e 10 de julho viajarão para o evento.”Terminado o São João vamos viajar para o Rio de Janeiro”, disse entusiasmado.

É dificil fazermos com que os atores saiam dos seus personagens. Quando conseguimos Macambira tirou os óculos e se transformou em Fernando Rocha, autônomo, e Querindina deu lugar a Marinalva Bezerra, professora. Os dois são casados e cordelistas, usam seus personagens no intuito de difundir a cultura paraibana para o Brasil e o mundo.

Edição: Lidiane Neves

Comentários