Quem visita o 14° Salão de Artesanato da Paraíba poderá encontrar arte para todos os gostos. Toalhas de renda, peças de decoração e esculturas em madeira e cerâmica, peças que geralmente interessam aos adultos, mas uma coisa que chama muito atenção das crianças, por exemplo, é o espaço destinado à exposição de brinquedos.
A artesã Wilma Galdino produz roupas de boneca em crochê, contou que sua mãe era costureira e sempre pedia a ela que fizesse roupas para vestir suas bonecas, a mãe dela, no entanto, mandava ela mesma produzir, foi então que Wilma teve a idéia e começou a fazer roupas para bonecas. “Se não fosse o incentivo da minha mãe, eu não teria me dedicado tanto, ao ponto do meu trabalho se tornar uma arte”.
Wilma coleciona bonecas e comercializa suas peças a partir de R$ 25,00. Segundo ela, cada vestido ou fantasia demora até um dia para ficar pronto. “A dificuldade encontrada em fazer roupas de boneca é o tamanho, tenho que contar ponto por ponto”.
A pequena Gabriela de 7 anos, se encantou com uma boneca vestida de bailarina, “Vou pedir a minha mãe de presente, ela vai ter que comprar”.
O Senhor Antônio de Souza que mora em Bayeux, e participa do Salão de Artesanato desde a primeira versão, fabrica brinquedos em madeira, a maioria deles são rodas gigantes em miniatura pintadas de diversas cores, as peças chamam atenção não só das crianças, mas os adultos também entram na brincadeira e aprovam a arte do artesão. “É muito lindo, parece que estamos num pequeno parque de diversões” diz Eliane dos Santos.
Editado por Bruna Más