Os caldinhos e as canas são a grande pedida do São joão em Campina Grande e as barracas lucram bastante com a venda dessas iguarias. “Caldinho que levanta” é o nome da barraca situada próximo à entrada principal que produz artesanalmente suas cachaças. A barraca é patrocinada pela Cachaça 51 e tem uma variedade de sete caldinhos e três tipos da chamada ‘Caninha que levanta’.
Josinaldo Ramos, administrador da barraca, revela passo a passo da preparação da cana. “Primeiramente a cana é cortada e levada para o engenho de onde será amaciada e separada como líquido após seis horas de cozimento”. Ele conta ainda, que o teor da cachaça geralmente é determinado pelo vapor. O mais importante para a produção é, primeiramente, o tipo de terra que se cultiva. “Ela deve ser virgem e sem agrotóxicos”, diz.
Depois de produzida, a cana refinada é armazenada com o bagaço. “A cana que mais vende é preparada com amendoim, mel, melaço e castanha do pará”, afirma Josinaldo. Após o processo, a ‘caninha’ é engarrafada em embalagens retornáveis.
O público aprova a idéia. “Sou apaixonada por essa cana que realmente levanta a alegria de todos, e anima esse São João” diz Maria Clara, que já virou cliente do local.
Edição: Stefanya Neves