Aprenda a dançar forró para arrasar no São João

Campina Grande, 22 de junho de 2011

Nas festas juninas todo nordestino que se preze aproveita para dançar o forró, um ritmo alucinante que tem conquistado pessoas de todas as regiões do Brasil. Há muitas versões sobre a origem do forró, mas o que se sabe ao certo é que ao som de um triângulo, uma sanfona e uma zabumba não tem quem fique parado.

E para quem quiser aprender como se dança esse ritmo o Repórter Junino conversou com um dançarino profissional e ele deu dicas de como dançar o forró. Segundo Maxuel Henrique, primeiramente é necessário que você tenha um parceiro ou uma parceira que saiba dançar o ritmo, só assim você vai poder aprender mais rapidamente a maneira correta de dançar.  “O homem deve ficar frente a frente com a sua parceira, abraçá-la e colocar uma mão na cintura e outra na altura dos ombros. Já a mulher tem que abraçar seu par colocando uma mão nos ombros dele, a outra na altura dos ombros e encostar a cabeça no pescoço do parceiro” afirma.

O casal Josefa e Orlando Brito dançam forró desde a mocidade e afirmam que o ritmo auxilia no rejuvenescimento e na construção de um corpo flexível. “Na verdade o que sentimos quando dançamos é uma alegria imensa no corpo e na alma” diz Dona Josefa. Eles ainda comentaram as lembranças dos tempos de namoro trazidas pelo som do forróna época a paquera acontecia no ‘terreiro do forró’. “Nós dois dançávamos agarradinhos rostinho com rostinho” brinca Seu Orlando.

Depois que você estiver craque no forró pode fazer passos com evoluções mais complexas como uma abertura lateral, uma caminhada para frente ou para trás e até mesmo aprimorar a dança com um giro da dama.

Editado por Ermaela Cícera

Comentários