O Forró Fest é considerado o melhor festival de música nordestina, e foi idealizado no ano de 1987, quando era chamado de Forraço. Só no ano de 1991, é que o festival passou a se chamar Forró Fest, e neste mesmo ano, foi criado o Troféu Asa Branca.
Um troféu que em cada edição homenageia um artista. Já receberam homenagens, Marinês, Jackson do Pandeiro, Rosil Cavalcanti, Biliu de Campina, Amazan, e este ano, o troféu irá prestigiar Sivuca e Chico César.
No ano de 2006, o festival ganhou o boneco propaganda, “Chico Forró”, com o intuito de tornar o Forró Fest ainda mais atrativo.
Além de vários artistas locais serem homenageados, muitos também já animaram os palcos desse festival como: Alcimar Monteiro, Cabruêra, Amazan, Pinto do Arcodeon, entre outros.
As inscrições foram feitas através do site: www.paraiba1.com.br/forrofest, onde os
participantes imprimiram suas fichas de inscrições e entregaram nas sedes das TVs, Cabo Branco ou Paraíba, emissoras responsáveis pela realização do evento.
O festival já foi realizado em cidades como Patos e João Pessoa. Com quatro eliminatórias, esse ano, a primeira foi em Monteiro, no cariri paraibano, em seguida no Conde, a terceira em Sousa, essas duas localizada no sertão, e a última, em Guarabira, agreste do estdo. A grande final ocorre amanhã, dia 25, no Parque do Povo, em Campina Grande.
Entre os finalistas estão: José Roberto do Amaral, Taynana de Freitas Barreto e Roosevlt Fernandes da Silva, com as respectivas músicas: Forró Pra Todo Mundo, Flor do Campo e Espelho do Cangaço.
Os prêmios para os vencedores são: o melhor interprete recebe R$ 3.000.00, o primeiro colocado uma moto XRE 300cc, o segundo, uma moto CB 300 cc e o terceiro, também ganha uma moto, modelo Bros 150cc.
Edição: Lidiane Neves