Cangaço invade o Parque do Povo

Campina Grande, 2 de junho de 2012

Deu-se início nesta sexta-feira a edição 2012 da maior festa popular do estado, o “Maior São João do Mundo” de Campina Grande. Além de grandes atrações musicais, do tradicional show pirotécnico e de muito arrasta-pé, destacaram-se na primeira noite as apresentações de grupos folclóricos regionais que encantaram campinenses e turistas de todo o país.

Quem passou ontem pelo Parque do Povo testemunhou um grande cortejo de cangaceiros que invadiu vários pontos do arraial, encenando duelos e dançando xaxado. A “Festa do Cangaço”, espetáculo idealizado pelo coreógrafo Mauro Araújo, foi uma das atrações que subiram no palco principal abrindo oficialmente os festejos juninos.

A apresentação acontece todos os anos, fazendo também parte da programação de outros eventos como o Festival de Inverno e o Encontro para Nova Consciência. “Nós estamos trazendo nova linguagem e roupagem para este São João, ressaltando a importância do cangaceiro na cultura popular nordestina”, explicou Mauro.

Composta pelas companhias Livre, Acauã da Serra, Caetés e Origens, o espetáculo também contou com a participação da Associação Cultural para Deficientes de Campina Grande, que levou a performance de um grupo de cadeirantes e de portadores de Síndrome de Down até o tablado da pirâmide.

O professor de Dança Gregson Amorim, um dos coreógrafos responsáveis, falou sobre a importância de inserir o deficiente no contexto junino e da parceria com outras instituições, como a APAE-CG. “Há doze anos estamos proporcionando, juntamente com a APAE e o CAPS, a inclusão social dessas pessoas na sociedade e também do grande evento cultural que é o São João”, afirmou.

Edição: Lourival Salviano
Fotos: Bismarck Viana

Comentários