Realizado pela Fundação Pedro Américo, a quinta edição do Arraial Itararé começou hoje, 02, no Garden Hotel. Sandra Belê iniciou o programa, ao vivo, acompanhada dos humorados personagens “Jerimum” e “Chique-Chique”, caracterizados de matutos.
A tarde contou com a presença dos artistas Ton Oliveira, As Bastianas, Acauã da Serra, Trio Amados do Forró e o repentista Oliveira de Panelas. Além disso, Os 3 do Nordeste também participaram da festa, cantando sucessos de seu repertório e grandes músicas de Luiz Gonzaga. Sandra Belê também encantou o público, cantando a música “Noites Brasileiras” do Rei do Baião.
O evento, organizado pela TV Itararé, já se tornou uma marca do São João campinense. Saulo Queiroz, diretor do Arraial, afirma que a emissora tem em sua programação um filtro de qualidade e compromisso com a cultura nordestina.
No decorrer do programa, o público aproveitou para descontrair e relembrar músicas que marcam o São João e a carreira de Luiz Gonzaga. Um cartunista também estava presente divulgando seu trabalho, desenhando convidados e artistas.
Em sua apresentação, Oliveira de Panelas, destacou a dificuldade que os repentistas encontram para ter seu espaço na grande mídia. “Tem grandes e novos cantadores, porque nesse mundo de meu Deus, quem não está na mídia, demora a chegar lá.”, enfatizou. Ele agradeceu, ainda, a TV Itararé pela grande oportunidade que é dada aos artistas comprometidos com a cultura regional.Para finalizar o evento, Dalton Gadelha, diretor e presidente da TV, comentou que entendeu a importância de existir um projeto como esse ainda em Sousa, cidade onde nasceu. Ao ver a seca castigar a região, ele sentiu a necessidade de mostrar também um lado artístico e cultural do Nordeste. “A TV Itararé nasceu com este objetivo: apresentar a alma nordestina.”, disse. Dalton acrescentou que o Arraial já ganhou grande visibilidade, sendo transmitido nacional e internacionalmente.
Reportagem e Foto: Elissama Barreto, Emanuel Oliveira e Sâmia Máximo
Edição: Nayara Clênia