Barbalha/CE homenageia cidadãos ilustres

Campina Grande, 3 de junho de 2012

Quem já passou alguma vez pela festa de Santo Antonio viu grandes bonecos passeando no meio da multidão, bem parecidos com aqueles de Olinda. Este ano, pela primeira vez, eles serão apresentados ao público de uma forma diferente: estarão representando algumas das figuras mais expressivas da cidade.

De acordo com o guia cultural e ambientalista, Edson Moreira Costa Neto, os artistas da região participaram, há alguns anos, de um curso com um artista vindo do Pernambuco: o que a princípio deveria dar origem a vários bonecos iguais, acabou por incorporar elementos da cultura local, com é o caso dos integrantes dos reisados, dos tocadores de pífanos e dos penitentes, que todos os anos eram confeccionados.

No ano de 2012, a pedido da Secretaria de Cultura de Barbalha, “eles resolveram homenagear alguns cidadãos ilustres da Barbalha, que também fazem parte da cultura, como o Algustinho José dos Santos, que foi capitão do pau da bandeira, o Zé Veloso, conhecido como Pavão do Ceará, que animava o cortejo do pau da bandeira, como também o Josafá, que foi um advogado que lutava pela causa social do município, tem também o Jakson, que é uma figura que todo ano em carnaval se fantasia com seus personagens risonhos, e também a Celene, uma figura da nossa cultura popular, que ajudou a desenvolver os grupos mirins do folclore”, afirma Edson.

Os grandes bonecos vão circular hoje, durante todo o dia. Durante o sábado eles ficaram em exposição no prédio da Secretaria de Cultura, ao lado da imagem de Santo Antônio e bem próximos da bandeira que será hasteada no final de tarde.

Edição: Diógenes de Luna
Fotos: Leylianne Alves

Comentários