O Corredor Cultural, na festa do Pau da Bandeira, é composto por diversos grupos da tradição cultural do Cariri Cearense. Localizado na Rua do Vidéo, o Corredor toma conta das ruas de calçamento e das praças da cidade Barbalha. Maneiro Pau, Caretas, Reisado, Penitentes e Pau de Fitas são algumas das manifestações e brincadeiras que encantam e constroem a festa.
Os grupos de tradição são, além de patrimônios culturais, construtores e emissores de informação. Através da reprodução de suas manifestações, eles comunicam sua história, tanto para si próprios, quanto para as novas gerações. A partir disso, a identidade de cada grupo vai se construindo, se legitimando.
O corredor cultural da Festa de Santo Antônio de Barbalha contagia a todos que acompanham o cortejo como uma grande festa da diversidade cultural. Muitos desses grupos de tradição ganha novos adeptos – filhos, netos, uma nova geração que atualiza com os elementos culturais modernos as manifestações medievais.
Em se tratando dos jovens, a cultura de massa reproduzida e vivida por eles através da música, das vestimentas, entre outros elementos, colaboram para o processo de vivência da festa. A quadrilha junina clássica, presente nos festejos, tem a mesma relevância e importância do forró universitário ouvido em inúmeros aparelhos de sons espalhados nas ruas da cidade.
Direto de Barbalha – CE
Texto: Antonio Pinheiro e Samuel Macêdo
Edição: Diógenes de Luna