Pau da bandeira nas telas do Cinema

Campina Grande, 3 de junho de 2012

A festa do pau da bandeira de Santo Antônio recebe todos os anos milhares de pessoas. Em meio a essa multidão popular, que lota as ruas de Barbalha – CE, estão, também, profissionais e pesquisadores a fim de registrar a festa.

Nesse sentido, o cinema dá sua contribuição com trabalhos que retratam o pau da bandeira. Durante o período festivo aqui descrito, são realizadas produções cinematográficas que levam para as telas dos cinemas o lado profano e sagrado da festa, de modo a gerar conhecimento acerca do tema.

O documentário “Festa do carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio”, realizado pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um desses trabalhos. Mas este não é o único documentário existente.

Por tratar-se de uma festa heterogênea, tomada por dicotomias, é possível realizar as mais diversas abordagens, ressaltando desde os aspectos religiosos presentes no festejo, até os impactos ambientais gerados pelo corte do pau que servirá como haste para a bandeira de Santo Antônio.

Para aqueles que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a festa, a partir de uma perspectiva dos documentários cinematográficos, assistam a O Auto do Pau e O Sagrado e o Profano, disponíveis o YouTube.

 

Edição: Diógenes de Luna

Comentários