Usando um chapéu de couro e uma réplica da jaqueta do Rei do Baião, Ton Oliveira foi a grande atração do programa Momento Junino deste sábado (2).
Asa Branca, a canção mais conhecida de Gonzaga, foi cantada por centenas de vozes que lotaram a Pirâmide do Parque do Povo neste primeiro programa após a abertura do São João.Crianças, adultos e até mesmo idosos dançaram ao som da sanfona do cantor que não parava de tocar.
Com roupas que remetiam ao cangaço e ao saudosismo no forró: peixeiras, espingardas, sandálias e chapeis de couro, os dançarinos de Ton, xaxaram com um figurino elaborado especialmente para uma homenagem a Gonzagão.Músicas como “Paraíba Mulher-Macho” e “Saudade, o meu remédio é cantar” fizeram da pirâmide um cenário para a propagação do forró de raíz em um colorido quase infinito.
A música mais esperada foi “Paraíba, Jóia Rara” que já é considerada um hino paraibano pelos forrozeiros. E após ser apresentada a canção, Penélope Vieira, apresentadora do Momento Junino fez a seguinte declaração.
– Ton, você também é nossa jóia rara. É patrimônio da Paraíba e do povo – declarou Penélope.
Autoridades como o Prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a Secretária da Saúde Tatiana Medeiros e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Gilson Lira também se fizeram presente.O programa foi encerrado na TV Borborema às 14:15, mas isto não impediu que Ton continuasse a tocar para o público que estava nos arredores da pirâmide com vontade de forró.
Além de Tom Oliveira o programa contou com a participação das bandas Forró da Xêta e Forró Safado com o vocalista Shylton Fernandes autor do hit “Eu quero tchu, Eu quero tcha” sucesso em todo país , a animação da quadrilha Moleca Sem Vergonha e o charme dos dançarinos da Casa de Dança La Barca. Esta foi apenas uma tarde, dos trinta dias de festa, que o São João de Campina Grande foi prestigiado com sucesso.
Imagens: Acervo Repórter Junino
Edição : Lidianne Costa