Além do tradicional arrasta-pé, os festejos juninos de Campina Grande trouxeram também grupos folclóricos e companhias de dança para o Parque do Povo. Exemplo disso é a apresentação do grupo de dança Originis neste domingo (03) no Palco Principal.
Pensando nessa interação cultural, o grupo campinense Maracagrande apresentou um pouco do maracatu para o público em uma mostra no início da noite deste domingo dentro da Vila Nova da Ranha.
Para a visitante Sueli Assunção, apresentações como estas são de grande importância para disseminar a cultura principalmente entre jovens. “Achei interessante eles terem tido essa iniciativa que resgata a cultura de uma forma geral e interage com a cultura paraibana. Eu acho que é isso que o São João está precisando”, explicou.
A enfermeira Pollyanna Vilar, que reside em Campina, diz ter uma paixão pelo Maracatu, pelo fato de seu marido ser pernambucano. Ela dançou durante toda a apresentação do grupo. “Adorei essa apresentação. O Maracatu lembra muito Pernambuco, a terra do meu marido. Eu não conhecia este grupo, mas desde já parabenizo quem teve a iniciativa, por se tratar de um mix de cultura, o que só tem a enriquecer as festas juninas”, concluiu.
Segundo o coordenador e fundador Thiago Tarta, o grupo existe há dois anos e sete meses e hoje tiveram a ideia de trazer o ensaio para dentro do Parque do Povo. “Resolvi fazer isso para inovar, pois, considero uma novidade ver o Maracatu dentro do Parque do Povo sendo prestigiado pelos visitantes”, afirma.
Uma das integrantes do Maracagrande, Virginia Bastos, defendeu uma maior divulgação do trabalho deles e informou que o grupo possui uma página no Facebook, além do e-mail maracatumaracagrande@hotmail.com podendo ainda ser contatado através dos telefones (83) 8898-6246 ou 9670-3266.
Edição: Jefferson Gustavo
Fotos: Skarllety Fernandes