A tarde desta quinta-feira (07) , segundo dia da XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação teve suas atividades desenvolvidas no mine-teatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal Severino Cabral), iniciando com a mesa redonda “Expressões regionais das festas juninas: Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul”, integrada pelos estudiosos Guilherme Moreira Fernandes (UFJF), Sandro Luís Kirst (UNIVATES), Yuji Gushiken (UFMT), Karina Janz Woitowicz (UEPG) e Cristina Schmidht Pereira da Silva (UMC) que destacou a importância da realização do evento, “Esse evento incentiva principalmente a pesquisa acadêmica e a sedimentação da folkcomunicação como disciplina no campo da comunicação, e também estimula jovens pesquisadores na área”.
A segunda mesa da tarde, “Aculturação tropical das festas juninas: São João no Nordeste brasileiro”, mediada pelo professor Marcelo Pires de Oliveira (UESC), teve como integrantes, Luciana de Oliveira Chianca (UFPB), Severino Alves de Lucena Filho (UFPB) e Zulmira Silva Nóbrega (UFPB) que incitou a discussão “Será que as festas populares ainda expressam sua essência inicial?”. Festas como a Oktoberfest em Blumenau, o Círio de Belém no Pará e o São João de Campina Grande foram questionadas em sua autenticidade e apego as antigas tradições.
A plateia se mostrou bastante participativa, e expressou suas opiniões, temas como a polêmica gerada pela escolha das atrações do São João de CG, o Carnaval de Rua e o das Escolas de Samba no Rio de Janeiro, se transformaram em pautas bastante debatidas. Entre a fala dos presentes se destacou, “é preciso resgatar o São João nas casas em Campina Grande” e “temos de observar, pois a festa pode deixar de ser popular e passar a ser meramente institucional”, afirmaram os membros da plateia.
Logo após foi exibido o documentário português “Kola San Jon – É festa di Kau Berni” de Rui Simões, que retrata a comemoração do São João no país Cabo Verde. As atividades do dia foram encerradas com uma assembleia da Rede Folkcom. É interessante lembrar, que durante a realização do evento uma banca para venda de livros de diferentes autores está a disposição dos visitantes, grande parte dos autores estiveram presentes na conferência, a maioria dos livros enfoca a comunicação e a cultura popular.
A 15º Conferência de Folkcomunicação será encerrada nessa sexta-feira (8) , em uma solenidade marcada para as 18 horas no Teatro Paulo Pontes ( Teatro Municipal Severino Cabral) no entanto, durante todo o dia de hoje haverá apresentações de GTs e Mesas Redondas.
Imagens: Amanda Emanuelly
Edição: Lidianne Costa