Fogueiras: tradição nas cidades do interior

Campina Grande, 19 de junho de 2012

Algumas cidades do interior da Paraíba ainda possuem a tradição secular de acender fogueiras nas vésperas dos Santos Juninos. Esse costume ultrapassa gerações, e se tornou uma maneira de reunir a família e amigos para homenagear os santos.  

Considerado um ato religioso católico e festivo, ao redor das fogueiras as pessoas também aproveitam para fazer orações, simpatias e agradecimentos aos santos. Não esquecendo é claro, de degustar comidas típicas, como o milho assado e dançar o tradicional forró pé-de-serra.  

Conta à história, que o ato de pular fogueiras tem origem nos costumes europeus, com algumas adaptações feitas pelo cristianismo. Maria Luiza da Conceição, 56 anos, prossegue com o ato junino desde a sua infância e fala que a tradição continua viva pela reunião familiar. “Gosto de ficar em torno da fogueira para conversar, comer milho assado, olhar as estrelas e ficar ao lado das pessoas que mais amo”, ressaltou.

Nos cenários das festas juninas espalhadas pela região, a réplica da fogueira está sempre presente. O aposentado João Virgínio, 76 anos, residente no município de Mogeiro, agreste da Paraíba, afirma que preserva essa tradição porque lembra como sua juventude era animada nessa época. “Nós arrumávamos a rua com bandeirinhas e à noite acendíamos as fogueiras, era muito animado, tinha até forrozeiros, isso me trás boas recordações”.

O ato de acender e pular fogueira é muito antigo, esse costume representa a fé e devoção, do povo nordestino, ultrapassando gerações ela encanta desde a criança até a senhora, mantendo acesa a chama da tradição.


Edição: Roberta Lucena

Imagens: Laura Andrade

Comentários