O Conselho Tutelar de Campina Grande esteve presente na noite desta quarta-feira feira passando pela Vila da Imprensa, bares e restaurantes distribuindo cartazes e panfletos enfatizando questões de interesse para a sociedade, como a exploração sexual de crianças, a venda de bebidas alcoólicas e cigarros a menores de 18 anos.
Emissoras de rádio e televisão também já foram procuradas pelo Conselho para divulgação das campanhas, sempre focando em temas de defesa aos menores. Este ano, nos festejos juninos apenas uma ocorrência foi registrada, no caso, negligência de pais, que abandonaram uma criança no Parque do Povo.
A respeito do trabalho infantil, que algumas vezes já foi detectado por vários visitantes da festa, o órgão trabalha em conjunto com o Programa Ruanda, da secretaria municipal de Assistência Social.
O Conselho busca intensificar as ações preventivas, para que em eventos como o Maior São João do Mundo, onde o público é grande, os responsáveis tenham mais atenção com os menores, fazendo com que os números de ocorrências caiam, mesmo em um período onde casos em que jovens são abusados e alguns procuram bebidas e cigarro de forma ilícita são frenquentes.
A atuação dos conselheiros só é possível através de denuncias onde elas são apuradas e as crianças levadas para a Casa de Passagem, a Casa da Esperança I e Casa da Esperança II.
Serviço
Número de telefone para campanha de combate à prostituição infantil: 100
Conselho Tutelar Municipal de Campina Grande: 3310-6124 (informação do Observatório da Infância)
Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Walter Miro