O cordel é um gênero literário popular , escrito freqüentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
O livreto popular conhecido por todos, vem ganhando grande destaque no “Maior São João do Mundo” em Campina Grande-PB. A cidade entra no clima da festividade junina e atrai todos os anos milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.
No Parque do Povo, o grande arraial junino de Campina, há uma grande diversidade de produtos e serviços disponíveis. Dessa forma, o ProCon Municipal encontrou uma forma de divulgar os direitos básicos que o consumidor tem e que deve ser respeitado.
Assim, o ProCon tem distribuído no Parque do Povo o folhetim “Cordel dos seus Direitos” para orientar os forrozeiros a consumirem com consciência e terem seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Escrito pelo Poeta Manoel Monteiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, o informativo traz as rimas da literatura de cordel de uma forma bem popular, buscando conduzir o consumidor a uma escolha consciente no São João.
Abaixo apenas uma estrofe do que se pode encontrar no cordel:
“Neste MAIOR SÃO JOÃO
DO MUNDO pode brincar,
Consuma o que lhe aprouver
Que ninguém vai lhe explorar
Na qualidade ou no preço,
Se houver algum tropeço
Vá ao ProCon reclamar”.
O número do disque denúncia do ProCon é 151 ou (83) 8802-5525.
Edição e Foto: Nayara Clênia