O grupo de teatro da Igreja de São Sebastião em Gurjão PB “Uma família e missão” formou uma quadrilha católica para animar as festividades juninas da cidade. Intercalando teatro e dança eles retrataram a história de São João Batista com a temática “O profeta que veio anunciar o Messias”, apresentando momentos chaves da vida do santo como o batismo de Jesus e sua morte a pedido da mulher de Herodes.
Segundo o coordenador do grupo Alisson Tiago, o grande desafio foi montar uma coreografia que não fugisse do objetivo inicial que é mostrar a bíblia de uma maneira diferente para que as pessoas conheçam a verdadeira história de São João. “O trabalho começou com as crianças, primeiro elas aprenderam quem foi o santo e depois partimos pra coreografia”, revela .
Foram cerca de dois meses de ensaios, 24 componentes e um total de 53 pessoas envolvidas na organização da quadrilha. A apresentação chega a durar meia hora com músicas que falam de São João e outras letras católicas inclusive de Padre Fábio de Melo.
A professora Cleia Cavalcante, têm quatro filhas e todas estão participando da quadrilha. Para ela é muito importante que as filhas tenham essa vivência religiosa e um conhecimento sobre a história dos santos. “A quadrilha é uma ótima oportunidade para que as crianças e as famílias em geral se integrem á igreja”, afirma Cleia.
Além de Gurjão a quadrilha já se apresentou nas cidades de Santo André, São João do Cariri e Cabaceiras levando muita alegria e contagiando o público. A secretária Socorro Lucena declarou que se sente feliz ao ver crianças resgatando a cultura junina. “Além de dançar quadrilha, eles resgatam também o espírito católico que está tão esquecido nas famílias”.
Edição: Lidianne Costa
Imagens : Roberta Lucena