Os tradicionais pratos típicos das festas juninas

Campina Grande, 4 de junho de 2013

Os festejos juninos surgiram no período pré-gregoriano. Na época, celebravam a fartura das colheitas agradecendo a fertilidade da terra. A comemoração era realizada no dia 24 de junho, mês da colheita do milho, um elemento fundamental nos períodos juninos.

A festa chegou ao Brasil através da colonização dos portugueses, e festeja três Santos Católicos Santo Antônio 13 de Junho, São João 24 de junho e São Pedro 29 de Junho. Essa manifestação cultural se espalhou por todo o país e se adaptou a cultura de cada estado, mas  em especial na região Nordeste.

Além das simpatias, do forró pé de serra, do casamento coletivo, das quadrilhas juninas, das adivinhações; se destacam também as comidas típicas: a canjica, a pamonha, bolo de milho, milho assado e cozido, pipoca, arroz doce, cocada, pé de moleque entre outros atributos essenciais nas comemorações juninas. Mas com a proximidade do são João, as iguarias mais procuradas são as pamonhas e as canjicas.

Raquel Silveira é proprietária de uma fábrica de pamonhas e canjicas há 14 anos no bairro José Viera Diniz, em João Pessoa. O estabelecimento é conhecido como Casa da Pamonha, tem nove funcionários, e o milho que abastece a fábrica vem do Estado de Pernambuco e do Ceará.

‘’Trabalhamos de Janeiro a Janeiro, diariamente fazemos 1.300 produtos, mais com a chegada do mês de Abril, Maio e Junho, temos que dobrar a quantidade de comidas e os nossos funcionários trabalha todos os períodos, manhã, tarde e noite, o aumento das vendas cresce bastante e a renda também’’. (Sic)
 

Como preparar uma Canjica:

Ingredientes

20 Espigas de milho produzem 40 pratos descartáveis fundo de 12 cm de diâmetro de canjica.   

Uma manteiga de 500g

Dois cocos / ou requinte de coco

1 kg de açúcar

Cravo – opcional

Canela – opcional

Leite de gado

Modo de Preparo

Rala o milho, passa em uma ‘’arupema’’ grossa e em seguida passa em uma peneira fina. Depois da massa pronta, rala o coco, passa no liquidificador, peneira e o caldo, adiciona junto aos ingredientes, cravo, manteiga, açúcar, uma ‘’pitada’’ de sal (a gosto) e coloca o de leite de gado (a gosto). Leve ao fogo brando por mais ou menos 40 minutos e fica mexendo, quando começar a ‘’engilhar’’ está no ponto ideal. Coloque nos pratos, por fim adicione a canela.

Edição: Emmanuela Leite 

Comentários