Troféu Gonzagão celebra a arte de Sivuca

Campina Grande, 4 de junho de 2013

A 5ª edição do evento celebrou a obra de um dos maiores músicos do século XX, o compositor e multi- instrumentista,  Sivuca.

Em uma noite de homenagem à cultura musical do nordeste, a V edição do Troféu Gonzagão realizado no dia 21 de maio no Centro de Convenções da FIEP, celebrou a vida e obra do paraibano Sivuca: multi-instrumentista, arranjador, compositor e maestro. Segundo Glória Gadelha, viúva do músico, Sivuca foi um dos maiores artistas da música popular brasileira que deixou um legado dedicado a arte.

O histórico de homenagens do evento vai desde Luiz Gonzaga, o ” Rei do baião”, Jackson do Pandeiro, o” Rei do ritmo”, e  Marinês, a “Rainha do xaxado”. Na edição de 2013, além de Sivuca, o Cantor Fagner, os artistas Antônio Barros e Cecéu, o cineasta Breno Silveira, autor do filme “Gonzaga de Pai para Filho”, o cantor Genival Lacerda, o jornalista Assis Ângelo e o músico Chico César, foram escolhidos para receberem o símbolo da noite, o Troféu Gonzagão.

Pinto do Acordeon

Pinto do Acordeon

No calendário dos festejos juninos de Campina Grande, “o Troféu Gonzagão se tornou uma prévia as comemorações do Maior São João do Mundo”, afirmou o Prefeito da cidade, Romero Rodrigues. O evento tem como objetivo reconhecer os artistas nordestinos que cantam e tocam a música regional.  

A solenidade contou com cerca de 1000 convidados, entre eles artistas, autoridades políticas, intelectuais e representantes da sociedade civil.  As atrações musicais foram:  Flávio José, Pinto do Acordeon, Amazan, Ton Oliveira, Fagner, Capilé, Alcimar Monteiro, Biliu de Campina, Três do Nordeste, Trio Nordestino, Toni Dumond, Cezinha do Acordeon, o Maestro Adelson Viana, e a madrinha da festa, Elba Ramalho. Juntos fizeram um espetáculo em grande estilo para celebrar a obra de Sivuca, que se estivesse vivo completaria 83 anos com seis décadas de dedicação a sanfona, a sinfonia e a arte da musicalidade.  

O Troféu Gonzagão  

Idealizado desde 2008 pelo casal de dentistas, Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, o Troféu Gonzagão tem o apoio da Fiep/Sesi atravésdoProjeto SESI Cultura e Tradição da Paraíba. Segundo o casal, o evento reconhece a cultura e a música regional como uma  ferramenta de valorização, de perpetuação  de suas manifestações e costumes.  

Leia mais

As composições de Sivuca são conhecidas no Brasil e no Mundo. Canções, interpretações e parcerias, reuném nomes famosos como Hermeto Pascoal, Chico Buarque com a canção “João e Maria”, Clara Nunes que imortalizou “Feira de Mangaio”, e Fagner com a música“No Tempo dos Quintais”.  

Durante o tempo que passou fora do país, Sivuca, conhecido entre outros talentos por ser um artista versátil, fez muitas produções, sendo uma delas o arranjo musical da “Pata Pata” com a  artista Africana Miriam Makeba.

Edição: Mariana Pimental
Fotos: Emmanuela Leite 


Comentários