Repórter Junino é lançado para cobertura do São João

Campina Grande, 5 de junho de 2013

O Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB lançou na noite de ontem, no Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP, a nona edição do Projeto Repórter Junino. Ao som de Edglei Miguel, Massilon Gonzaga e Banda Ariús, Forró Bunito e Alidiane Sousa, além da quadrilha Tradição da Serra, o lançamento marcou o início de mais uma temporada de cobertura do São João de Campina Grande e do Nordeste. A partir de agora o www.reporterjunino.com.br disponibilizará notícias multimídia, entrevista e reportagens exclusivas produzidas por uma equipe de mais de 50 alunos do curso de jornalismo da UEPB, além de contar com produções oriundas do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Prestigiaram o lançamento professores, alunos, pró-reitor de Graduação, Eli Brandão (na oportunidade representando o reitor Rangel Júnior), o chefe do Departamento, Orlando Ângelo, a coordenadora do curso, Cássia Lobão, entre outros. O pró-reitor Eli Brandão destacou a importância do projeto para a formação dos alunos de jornalismo e o apoio garantido pela UEPB, através do reitor Rangel Júnior, para que o Projeto tenha condições plenas de funcionalidade durante a cobertura do São João. O chefe do Departamento, Orlando ngelo, reforçou afirmando que o Repórter Junino faz parte das iniciativas do DECOM como ambiente para o desenvolvimento profissional dos estudantes.

Um dos coordenadores do Projeto, Fernando Firmino, manifestou satisfação pelo fato do Repórter Junino chegar à nona edição ininterrupta como um laboratório para a prática do jornalismo digital tendo o São João como oportunidade de colocar em prática a aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma abertura para compreensão da cultura do São João. “Estes alunos serão futuros jornalistas nos veículos de comunicação. Desenvolver o senso crítico sobre a festa e conhecer todas as suas dimensões é fundamental”, acrescentou. Arão de Azevedo, outro coordenador do Projeto, indicou que o Repórter Junino tem a particularidade de ser um projeto com capacidade de envolver uma quantidade muito grande de alunos (mais de 50 este ano) e de aglutinar professores. “O Projeto hoje representa muito para o Departamento e, consequentemente, para a universidade pela capilaridade de reunir no seu entorno muitos estudantes e professores com a missão de trabalhar a temática do São João. Além disto temos as parcerias com outras universidades, como UFCG com o curso de Educomunicação, que amplia nossa cobertura”, finaliza.

Os alunos também reconhecem a importância do projeto no desenvolvimento de suas habilidades como comunicadores ou educomunicadores. “Estou no último ano do curso e desde o início participo do projeto. Já fiz de tudo: reportagem, entrevistas, edição, atuação na webtv. Este ano estou como editora. O Repórter Junino tem sido uma escola à parte, uma escola que complementa nossa formação de forma que adquirimos o perfil adequado para após o curso poder atuar com segurança”, afirma Emmanuele Leite, do quarto ano do curso de Jornalismo da UEPB.

Para este ano, o projeto avançará em transmissão ao vivo via tablets e smartphones diretamente do Parque do Povo e dos principais pontos da festa e dos eventos paralelos para conferir agilidade na cobertura. A incorporação dos alunos de educomunicação também ajudará no desenvolvimento de reportagens com perspectivas educacionais e aprofundamento de pautas focadas na comunidade.
Veja imagens do lançamento na fan page do Projeto https://www.facebook.com/pages/Rep%C3%B3rter-Junino/206711276023210 e as notícias do São João podem ser acompanhadas a partir de hoje no www.reporterjunino.com.br 
 

Comentários