O São João é uma das festas populares mais importantes do Brasil. “Arrasta” uma multidão de turistas e fortalece a economia do país. É no Nordeste brasileiro que acontece as principais festas juninas do mundo, se destacando principalmente as cidades de Campina Grande-PB e Caruaru-PE. Onde os dois municípios disputam, há anos, o título da maior festa junina do mundo.
Campina Grande é conhecida como Rainha da Borborema, localizada no agreste paraibano. Possui aproximadamente 385.213 habitantes, e tem a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como referência nacional na área tecnológica. Caruaru, por sua vez, com uma população de aproximadamente 314.912 habitantes, localiza-se no agreste pernambucano e por isso é chamada de “Princesa do Agreste” ou “Capital do Agreste”. Possui um dos maiores polos comerciais do Nordeste.
Campina Grande e Caruaru fazem de tudo para garantir o título de “Maior São João do Mundo”, e nenhuma das duas se conforma com o segundo lugar. Essa saudável competição entre as cidades já virou tradição histórica no Nordeste. São 31 dias de festas, durante todo o mês de Junho, com muitas atrações, comidas típicas, danças, e muito forró.
Em Caruaru, a festa principal acontece no Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, onde mais de 100 atrações passam pelo palco principal, e 150 barracas de alimentação estão disponíveis por todo o espaço. A festa se estende por 16 bairros da cidade com mais atrações e uma extensa programação. Em Campina Grande, o São João é realizado no Parque Ronaldo Cunha Lima, mais conhecido como Parque do Povo. Um espaço que compreende mais de 42 mil m², onde estão distribuídas 150 barracas de alimentação e mais de 90 quiosques. No palco principal, passam em média 500 atrações, que vai desde trios de forró até grandes artistas.
Na “Rainha da Borborema” é tradição o Expresso Forrozeiro, um trem que segue da cidade de Campina Grande até o Distrito de Galante, com muitos foliões e forró pé de serra durante todo o percurso. Uma réplica de um sítio sertanejo foi construída na cidade e tem sido um dos pontos turísticos mais visitados no período junino.
Durante muitos anos Campina Grande foi nomeada a Capital do Forró, porém, uma visita da Presidenta Dilma Rousseff (PT) à Caruaru, no ano de 2011, mostrou que a cidade é uma forte concorrente para o título. Durante sua visita, a Presidenta, afirmou que acha o São João de Caruaru uma das festas mais bonitas do Brasil, e prometeu voltar. Porém, um fato ocorrido no dia 22 de Junho do mesmo ano, provocou revolta em muitos campinenses, paraibanos e até alguns pernambucanos. Wolney Queiroz Maciel, Deputado Federal e filho do prefeito de Caruaru, José Queiroz, usou uma rede social para provocar os campinenses sobre a visita da Presidenta à cidade. A frase polêmica postada pelo Deputado, “#ChupaCampinaGrande”, causou indignação do povo, que se manifestaram a respeito. Como uma forma de amenizar o que disse, Wolney respondeu as criticas postando que essa “briga” era uma “briga boa” e que quem ganhava com isso era o São João do Nordeste.
Campina Grande e Caruaru, duas cidades, duas histórias, milhões de turistas e foliões, muito forró e alegria. Definitivamente não existe a cidade do “Melhor São João do Mundo”, mas sim, as cidades que possuem o “Melhor São João do Mundo”. Na verdade, Campina e Caruaru lutam sempre por um mesmo objetivo: fazer do São João uma das melhores festas populares do Brasil e do mundo.
Editado por: Lucineide Farias