Devido às condições climáticas que a favorecem há muitos anos a região sofre com os efeitos da seca. No Estado da Paraíba, desde 2012 a seca vem se acentuando e causando grandes transtornos, principalmente no sertão do estado onde o clima seco da caatinga revela um cenário caótico que entristece não só o homem do campo, como a população em geral que convivem com os efeitos da estiagem.
O fenômeno caracterizado pela falta de chuvas e altas temperaturas vem preocupando os gestores das cidades interioranas, e as mais prejudicadas já decretaram estado de emergência, e as informações noticiadas na mídia diariamente não são animadoras.
Na cidade de Santa Luzia, localizada no sertão da Paraíba, que fica a 245 km da capital, a falta de chuvas já causou muitos estragos. Além da perda de colheitas e do grande número de mortes de animais por falta de comida e de água, a seca ameaçou as festividades em diversas cidades, e algumas delas reduziram os dias de festas, outras investiram em atrações locais. Já em Santa Luizia, a 71ª edição acontecerá do dia 20 a 24 com predomínio de artista da casa.
De acordo com o prefeito do município, Ademir Morais, o Ministério Público da Paraíba tem intensificado as fiscalizações nas verbas aplicadas nas festas juninas. “Vamos fazer a festa que podemos, dentro da nossa realidade, daquilo que podemos e devemos fazer”, declarou o prefeito.
Na cidade as opiniões se dividem. Algumas pessoas dizem que seria uma contradição realizar um festejo que celebra fartura em plena seca, enquanto muitos acreditam que a festa trará benefícios para todos, pois movimentará diversos setores da cidade como o turismo, comercio, cultura e renda.
A estudante Thaise Santos, 17 anos, é contra a realização do evento. “Sei da importância da festa, adoro o São João de Santa Luzia, mas no momento não o vejo como prioridade”, opina. Já Maria Aparecida Mello, 33 anos, agente de saúde do munícipio, afirma “Sou totalmente favorável. Não podemos deixar nossa cultura de lado, precisamos do São João, a nossa tradição não pode ficar em segundo plano”, afirma.
Apesar das dificuldades, o tradicional São João de Santa Luzia será realizado. O Parque do Forró, receberá as principais atrações da festa, mas há ainda o Palhoção do Povo e a Rua de Baixo, onde os forrozeiros também têm espaço para festejar durante o dia o forró pé-de-serra.
Editado por Elisvan Borges
Fotografia: Portal Correio