Devido à Lei Seca, a utilização de táxi e mototaxi vem crescendo bastante durante o período junino, aqui em Campina Grande. Por conta disso, a categoria se reuniu para estipular preços e pontos estratégicos de localização, buscando, desta forma, atender a demanda. O valor da ‘corrida’ do mototaxista custa R$ 5,00 (cinco reais), independente do destino do passageiro. “É neste período que conseguimos nosso décimo terceiro”, relatou o mototaxista Júlio César Pereira, que atua na profissão há oito anos.
Já em relação aos taxis, o preço varia conforme o destino do cliente, isso porque o sistema funciona através do taxímetro, ou seja, depende da distância e da bandeira utilizada. Ainda assim, a preferência e a procura são grandes, devido ao espaço, conforto e segurança que o veículo oferece ao passageiro. “o São João desse ano está melhor, bem movimentado. Em dez anos de profissão, esse foi o ano que mais gostei”, declarou Ronaldo Brandão, taxista.
Clandestinos
Em contrapartida, existem mototaxistas que trabalham próximo ao Parque do Povo em situação ilegal. O preço também é fixo, cinco reais. Alguns motoqueiros reclamam da fiscalização e do preconceito enfrentado por algumas pessoas no dia a dia. “Temos vontade de fazer uma mobilização, parar o trânsito mesmo, não temos condições de nos regularizar e não estamos prejudicando os cadastrados, só queremos trabalhar”, disse um dos mototaxistas, que não quis se identificar.
Edição: Mayara Medeiros
Imagem: Ronaldo Júnior