A festa de São João, tipicamente conhecida por celebrar a fartura de colheitas, principalmente do milho, esse ano sofre com os efeitos da estiagem que, consequentemente aumenta o preço do alimento devido a sua escassez. Apesar disso, todos que estão aproveitando a 30ª edição do Maior São João do Mundo procuram por comidas típicas no Parque do Povo.
É comum encontrar bares e restaurantes no Quartel General do Forró que oferecem uma enorme variedade de pratos regionais como a tradicional carne de bode, fava, arrumadinho, creme de macaxeira e muitas outras comidas nordestinas, mas os consumidores sentem muita dificuldade em encontrar o tão desejado cardápio com comidas de milho.
Apesar do dificuldade em encontrá-los, existem no PP locais onde a canjica e a pamonha são carros chefes da culinária e não podem faltar. Um desses estabelecimentos é o restaurante Mara Bar, localizado na parte inferior do Parque e especializado em comida típica e regional.
Lá, a placa informa: “Temos Pamonha”. A inscrição chama a atenção dos amantes do aperitivo junino. Além disso, um dos pratos da casa é o tradicional rubacão, muito procurado depois que ficou conhecido quando Mara começou a comercializá-lo há 20 anos no São João de Campina.
Para o casal Phelipe Benevides (24) e Karla Silmara (21), que visitaram o local pela primeira vez, é complicado estar no São João e não encontrar pratos como estes, ícones da culinária nordestina. “Circulamos por muitos outros estabelecimentos até que conseguimos achar pamonha aqui”, afirma Phelipe.
Já Karla criticou a falta de locais que ofereçam as comidas típicas no Parque do Povo. “Hoje é o primeiro dia que visito o Parque do Povo esse ano e vim especialmente degustar alguma iguaria. Infelizmente foi difícil encontrar, mas quando consegui, valeu a pena. Está uma delícia”, afirmou.
Além das comidas regionais, Mara Bar oferece todas as segundas, terças e quartas-feiras um cardápio diferenciado. “A Segunda da Sopa, a Terça do Mocotó e a Quarta da Cabeça de Galo, acompanhados de um trio de forró pé-de-serra são o grande diferencial do restaurante”, frisou Mara.
Edição: Lourival Salviano
Imagens:Bismarck Viana