Cidades do interior recebem turistas

Campina Grande, 14 de junho de 2013

Para muitas pessoas que moram nos grandes centros urbanos, o mês de junho é o mais esperado. Após meses de trabalho, elas se deslocam até as pequenas cidades do interior, para curtir as férias e aproveitar as festas juninas.

Diferentemente das metrópoles, as cidades do interior nordestino ainda mantém as velhas tradições adquiridas pelos mais antigos ao longo do tempo, como ouvir forró, dançar quadrilha, pular fogueira e saborear as comidas feitos com milho verde. É o caso de Mogeiro, localizada a 110 km de distância da capital. No período junino, a cidade recebe muitos turistas fato que auxilia no desenvolvimento da economia local e mantêm as tradições culturais.

Caroline Olímpio, 20, residente na cidade de João Pessoa, explica por que escolhe a cidade para passar os festejos juninos: “Todos os anos passo as férias de Junho aqui em Mogeiro, na casa de familiares. Na capital há comemorações que remetem ao São João, mas não é como no interior, onde tudo é real, desde as fogueiras até decoração. Nas grandes cidades, é preciso montar cenografia por não haver mais casinhas no estilo interiorano. Sem falar, é claro, no velho e bom forró nas maravilhosas pamonhas e canjicas feitas por quem realmente sabe. O sabor original do ‘São João’ é diferente.”

Não há festas de grande porte na cidade durante esta época, mas entre os dias 23 e 24, dedicados ao Santo São João, acontece um forró no “Clube de Mogeiro de Baixo”, que é localizado na parte mais antiga da cidade. O evento é privado, mas o baixo custo para o acesso, unido a um original forró pé de serra, atrai centenas de pessoas todos os anos.

Editado por Roberta Lucena

Comentários