Em sua trigésima edição, o São João de Campina Grande decide inovar, mudando toda a organização do cenário no Parque do Povo e trazendo artistas que nunca participaram da festa. O São João de Campina Grande é uma das maiores festas populares do Brasil, quiçá do mundo.
Conhecida como “O Maior São João do Mundo”, o público que compareceu na sua abertura, no dia 07 de junho, foi de aproximadamente 100 mil pessoas, tendo como atrações os cantores Flávio José, Dorgival Dantas e Capilé. A abertura foi, mais uma vez, uma festa encantada aos olhos de quem já participa desde a sua primeira edição e aos que estiveram na cidade pela primeira vez. E como tradição, foi aberta oficialmente à meia noite com a queima de fogos em um show pirotécnico que durou 25 minutos. Tudo isso ao som da música “Olha pro céu meu amor”, cantada por Jairo Madruga.
As festas de São João são tradição em todo o Nordeste e a cada ano passam a atrair mais turistas e encantar pessoas de outras regiões. O São João de Campina Grande destaca a cultura nordestina e mostra ao público o que temos de melhor, desde as comidas típicas ao forró pé-de-serra, as belíssimas quadrilhas fazem os olhos dos que assistem brilharem junto com os vestidos rodados e tão bem trabalhados das dançarinas. As bandeirolas parecem dançar ao som da sanfona e da zabumba, dando um toque especial. Assim, o mês de junho vai se transformando em “O mês do forró”, afinal, a cidade respira São João.
Mudanças no Layout
Em 2013, essa tradicional festa vem gerando polêmicas, pois, a partir de agora as pessoas que quiserem ver os seus artistas preferidos bem de perto, assistindo ao show de frente ao palco, terão que pagar a quantia de 60 reais. A área para os pagantes foi isolada com grades a fim de separá-los dos não pagantes.
Esta medida por parte da prefeitura rendeu comentários principalmente nas redes sociais e nas ruas. “Não discordo dessa medida, pois nas edições anteriores o frontstage já existia, no entanto, era um espaço que, embora não fosse pago, privilegiava apenas as pessoas que tinham acesso aos camarotes, ou à pessoas de ‘influência’. Com essa medida, outras pessoas também terão acesso a essa área, antes restrita, podendo escolher assistir ao show do seu artista preferido bem próximo dele. O único ponto que eu discordo é o valor alto da entrada, pois são 30 dias de festa e nós, estudantes, não temos condições de pagar esse valor alto todos os dias, teremos que escolher alguns dias pra ir. Ou seja, a medida continua sendo excludente, mas passa a ser menos do que nos anos anteriores”, opinou a estudante Thalyta Vidal.
Já sua irmã Thacyla Vidal, estudante de Administração, discorda da irmã. “O São João é uma festa pública, portanto, não pode se cobrar entrada, nem todos tem condições de pagar o valor estipulado, então essa medida desmerece aqueles que durante todos os anos participaram da festa e ajudaram a torná-la O maior São João do Mundo”, argumenta.
Embora hajam controvérsias, a medida foi aprovada e a taxa já está sendo cobrada. Esta foi a primeira das muitas inovações que foram realizadas no São João 2013.
Outra mudança que chamou atenção foi a transferência do palco da parte inferior para a área superior do Parque do Povo, ficando apenas o pavilhão das barracas na parte inferior. Segundo o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima Filho, essa estrutura, juntamente com outras medidas, irá favorecer a acessibilidade, pois, juntamente com representantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), tais aspectos foram pensados a fim de que cadeirantes e portadores de quaisquer outras dificuldades tivessem o acesso que precisam à festa.
A nova estrutura facilitou também o espaço para o artesanato e a literatura de cordel, estando agora a Vila Nova da Rainha na parte inferior no Parque do Povo, sendo um espaço cultural, destacando as várias cachaças artesanais, arte em couro, madeira, etc.
Dentre todas estas mudanças o que teve unanimidade a favor foi a inovação através das novas atrações. No ano de 2013, artistas que nunca pisaram no palco do Maior São João do Mundo, como a banda Falamansa, o grupo Monobloco, o cantor Gilberto Gil e até o PadreFábio de Melo, querido por toda a população católica do Brasil, estarão presentes nesta grande festa.
Uma coisa é certa, mesmo que destoem as opiniões acerca das inovações, os Campinenses, Paraibanos, Nordestinos, Brasileiros e quem quiser participar da festa, terão um lindo espetáculo a cada dia do mês de junho. Um conselho é dançar muito forró, porque é São João em Campina Grande.
Imagem: Emanuel Messias
Edição: Renata Fabrício