Alunos do SENAI criam roupas juninas com papel

Campina Grande, 17 de junho de 2013

Unindo o tradicional ao inovador, os alunos da 4ª turma do curso técnico em Produção de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Campina Grande, utilizando o papel crepom como material principal confeccionaram trajes juninos em tamanho real. 

O desafio partiu da professora da disciplina de modelagem, Nina Santtanna, que propôs aos alunos a elaboração de vestimentas utilizando a técnica da moulage, considerada a outra faceta da modelagem. Esta consiste na elaboração de roupas com tecido ou papel, adaptando ao corpo do manequim. Nesta técnica não há uma base pronta, com o decorrer do processo de montagem, a estrutura vai tomando forma.

A aluna Maynnara Jorge, que pretende seguir carreia no meio da moda, confessou sua satisfação com o resultado. “Quando a professora surgiu com ideia de fazer as roupas com papel, eu não tinha ideia de como ia ficar. Imaginei que não conseguiríamos. Mas quando vimos o resultado ficamos surpresas”, destacou.

Entre as técnicas utilizadas na criação estão babados, aplicações em flores, além de muita delicadeza, pois como relatou a aluna Natália Damião, todo o processo exigiu muito cuidado, pois em qualquer movimento brusco, a peça corria o risco de rasgar. Através da proposta da professora de dar vazão à criatividade com a técnica da moulage, contando com pouco tempo e material, os alunos conseguiram desenvolver peças brilhantes e ricas em detalhes.
 

No total, foram confeccionados 6 modelos distintos, com temas definidos, entre eles: A Noiva, Rainha do Milho e a Garota Junina. As peças foram desenvolvidas em três aulas, contando com a participação de dez dos treze alunos da turma. A composição das peças é composta por mais de 95% de papel crepom, contando com outros materiais apenas para os detalhes. A escolha da matéria prima principal se deu porque este tipo de papel se adapta bem a forma do manequim.

O resultado poderá ser conferido no estande da instituição no Parque do Povo a partir desta semana. As alunas não esconderam a ansiedade e a satisfação em pensar que seus trabalhos será exposto para milhares de pessoas que visitam o palco do Maior São João do Mundo. “É uma oportunidade de mostrar o que está sendo produzido pelos alunos do curso, porque não adianta estar em sala de aula e não produzir algo consistente”, enfatizou Maynnara.

As peças foram adaptadas em estruturas que permitem que as pessoas possam se aproximar e tirar fotos, como se trajassem os vestidos. Assim, Natália espera que as pessoas se divirtam ao poder interagir com as roupas. “Basicamente é união de três características, a necessidade de sair da teoria e partir para a prática, a exposição para o grande público do nosso trabalho e a oportunidade de mostrar nossa cultura e a nossa criatividade”, ressaltou.

Saiba mais

O curso técnico em Produção de Moda do SENAI tem a duração de 1 ano e oito meses, e pretende formar profissionais habilitados para o planejamento de coleções, criação de esboços e acompanhamento do processo de produção. Ainda, com competências para atuar na construção de estilos e composição visual, aplicações, desenvolvimento e divulgação de produtos da moda, sem deixar de lado as normas técnicas de segurança e preservação ambiental.
 
Fotos: Aline Lima 

Editado por Joaresa de Mendonça

Comentários