Com as mudanças no layout do Parque do Povo, algumas atrações do “Quartel General do Forró” mudaram, como por exemplo o Arraial Hilton Motta, que ficava na parte inferior do PP, e agora fica na parte superior, próximo ao Terminal de Integração e foi invertido com os restaurantes e palhoças, que ficavam na parte superior e agora foram movidos para a parte de baixo. Com a mudança, algumas barracas não ficaram em locais privilegiados, como a Barraca da Polícia Militar, que agora está em local quase imperceptível, próxima a uma das saídas do Maior São João do Mundo.
Neste ano, o local trouxe novidades para os visitantes, entre elas está uma pequena amostra do que será o Museu da PM, que será inaugurado em breve, no Salão Nobre do Comando Geral da Polícia Militar, na capital do Estado.
Além do veículo usado como viatura policial até a década de 80, um Fusca, que ano passado também esteve no local, existe uma exposição de fotografias de outras viaturas que já foram utilizadas e também manequins com os uniformes do exército, que foram usados por volta dos anos de 1900 até 1930. As imagens também mostram os primeiros aquartelamentos e o 2º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Campina Grande.
De acordo com o 1º Tenente do Comando Geral da Polícia Militar e também Gerente do Museu, Emiliano de Cristo (45), o espaço que será inaugurado em João Pessoa, resgatará a história da PM, assim como a da Polícia Cidadã. Cerca de 12 manequins estarão vestidos com outros uniformes utilizados durante toda a história da Polícia Militar. Além disso, terá também a exibição de um arquivo do ano de 1890 até hoje e amostra de medalhas.
“O Museu mostrará inovações da PM, a participação feminina, teremos uma linha do tempo, entre outros. Estamos abrindo a oportunidade da população nos conhecer melhor. Nosso objetivo é socializar a PM e trazer os civis para mais perto de nós, para que ele tenha consciência que estamos aqui pra servi-los. Estamos quebrando alguns paradigmas do passado, que levou o povo a ter uma certa visão negativa para conosco. A PM é parceira da sociedade”, afirmou o Tenente.
Sobre a localização, o Gerente disse que não estavam em um lugar favorável. “Estamos sentindo dificuldade. Não ficamos dentro do Parque do Povo, e sim na calçada. Ficou pior ainda para o Corpo de Bombeiros, que se algo acontecer no Palco principal, eles estarão muito longe. Ano passado ficávamos dentro da festa, aqui precisamos convidar as pessoas para entrar”, disse.
Mesmo com a nova localização, o estudante Roberto Chaves (28), foi à procura da Barraca da PM e gostou da novidade. “Sempre venho aqui. Acho interessante essa aproximação da PM com a gente. Não vejo a hora do Museu ser inaugurado, estarei lá, com certeza!”, brincou o visitante.
Edição de: Lidianne Costa
Fotos de: George Silva