Um dos grandes atrativos da festa de São João em Campina Grande são as palhoças de forró. As estruturas montadas ao longo da parte inferior do Parque do Povo oferecem diariamente ao público shows de forró pé-de-serra, e, neste domingo, quem participou das festividades pôde observar muitos visitantes que dançavam nas palhoças mesmo com a chuva que caiu no início da noite.
Mesmo não sendo um dia preferencial de quem vem ao Parque do Povo, fãs e admiradores da Banda Paulista Falamansa, grande atração da noite, estavam presentes no Quartel General do Forró e lotaram as palhoças antes do tão esperado show.
O aeroviário potiguar David Rodrigues (26) afirma que as palhoças funcionam como uma espécie de aquecimento para os shows principais. “Aqui podemos resgatar a cultura e a tradição do São João antes de prestigiar os shows do Palco Principal”, diz.
Segundo o turista, o ambiente é propício para trazer a família. Ele ainda afirma que aprovou as mudanças estruturais realizadas no Parque do Povo, apesar de algumas falhas encontradas. “Gostei muito da relocação do palco. Está mais acessível e o espaço está maior, só me preocupo com o aumento do barulho, principalmente pelo fato da nova estrutura ficar bem próxima a alguns hospitais da cidade”, ressaltou.
Já o casal Ricardo Vasconcelos (52) e sua esposa Maria das Graças (48) afirmam que as palhoças são o melhor ambiente da festa, mas criticam a diminuição do local. “O evento está bem organizado, mas em relação às palhoças é pouco espaço pra muita gente dançar”, enfatiza Ricardo.
Além da diminuição sofrida, as palhoças também diminuíram em número. Este ano, apenas duas podem ser encontradas, em relação às três que eram montadas ao longo do Parque do Povo nas edições dos anos anteriores.
Edição por: Lourival Salviano
Imagens por: Ana Cláudia Cavalcante