Chegando a sua 30ª edição, o Maior São João do Mundo oferece aos milhares de turistas e cidadãos campinenses uma nova estrutura, bem diferente da que os forrozeiros estavam acostumados. A expectativa dos idealizadores é proporcionar outras formas de aproveitar o festejo com novos ambientes e a releitura de outros, como a construção do Palco Principal na parte superior do Parque do Povo.
Muito se especula sobre a reação do público sobre as novidades preparadas para as festividades deste ano. Pensando nisso, a empresa campinense 6Sigma, especializada em pesquisa de opinião pública, está realizando durante os 30 dias de festas várias enquetes sobre os mais variados temas relacionados ao São João de Campina.
Fluxo de turistas, relocação do palco, estrutura, barracas, preços, atendimento e decoração são alguns dos pontos mais levantados pelos pesquisadores, que estão realizando entrevistas com o público diariamente das 19h às 22h30, ouvindo os pontos positivos e negativos na opinião dos que diariamente passam pelo local.
Todo dia, dois funcionários e um coordenador são responsáveis por realizar as enquetes, que, além do Parque do Povo, também se deslocam para outras partes da cidade. Pontos turísticos como a Vila do Artesão, Trem do Forró, Sítio São João e Galante são visitados pela equipe com o objetivo de conhecer melhor o perfil de cada visitante e suas opiniões a cerca dos festejos juninos.
Segundo Paloma Araújo Melo (18), uma das integrantes da equipe de pesquisa, ao término do período junino a empresa divulga os resultados do trabalho realizado ao longo dos trinta dias de festa na mídia e através do site da empresa. “Além da equipe presente no São João de Campina Grande, há outra equipe que se desloca até Caruaru para realizar o mesmo trabalho. Comparamos as duas festas, que são consideradas as melhores dessa época no Nordeste”, explica.
Um dos objetivos do trabalho é englobar o máximo de pessoas possível, e, a partir das respostas obtidas, poder melhorar as celebrações, destacando as tradições nordestinas e buscando o aperfeiçoamento.
Edição de: Lourival Salviano
Imagens de: Ana Cláudia Cavalcante