Sítio São João abre as porteiras para a ALCG

Campina Grande, 18 de junho de 2013

Considerada uma das principais atrações dos festejos juninos de Campina Grande, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do mundo que visitam a cidade, o Sítio São João inovou este ano em sua programação cultural. Além de servir de cenário para a transmissão ao vivo de um dos telejornais locais, o arraial junino que funciona como uma réplica da vida do homem no campo, fez uma parceria com a Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), agregando ao ambiente ainda mais valor cultural.

A entidade de cunho literário está representada no local através de uma barraca, que tem como título “Academia de Letras no sítio São João”, onde é divulgado o acervo literário produzido por escritores campinenses de diferentes estilos. Entre os nomes mais conhecidos estão, Daniele Andrade e o do próprio presidente da Academia, Ailton Elisiario.

Trata-se de um projeto que envolve estudantes dos cursos de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da UFCG, com o objetivo principal de reforçar a preservação e divulgação da cultura legítima local e também regional. Uma proposta louvável e que está possibilitando aos turistas e cidadãos campinenses, que participam do Maior São João do Mundo – Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba -, um contato com obras ricas do acervo cultural e memorial da Cidade.

Barraca da ALCG no Sítio São João

Barraca da ALCG no Sítio São João

A proposta também oferece aos estudantes envolvidos, a chance de conviverem com os autores, além de desenvolverem habilidades como a comunicação, expressão e conhecimento da cultura local. De acordo com Ailton Elisiario, presidente da ALCG “o objetivo é colocar os acadêmicos em contato com os visitantes do Sítio São João. Nesse encontro, todos terão a oportunidade de dialogar sobre a cultura, especialmente sobre a literatura regional”.

“O projeto visa divulgar, intervir e fortalecer a cultura através da exposição e venda de livros e revistas das obras literárias de escritores da terra”, esclareceu a estudante Mylena Semeão, do curso de Comunicação Social da UFCG, que se diz entusiasmada com a oportunidade em participar do projeto. Para a idealizadora e estagiária do projeto, Iara Araújo “a Academia preserva o conhecimento de pessoas, fatos, obras e a vida daqueles que contribuíram e muito para a história na Paraíba”.

O arraial do Sitio São João contribui para a difusão e resgate da cultura popular nordestina nesta temporada do ano. De autoria do ex-vereador e atual secretário de Ação Social do Município, João Dantas, o sítio foi inaugurado em 2001 e de lá pra cá, tem se tornado uma das maiores atrações turísticas do “Maior São João do Mundo”. O lugar recebe uma visitação em torno de 200 mil pessoas durante os 30 dias de festa junina.

O horário de funcionamento para visitação da ALCG no Sitio São João é das 11h ás 22h, de terça à domingo.
 

Para mais informações:

E-mail: academiadeletrascg@gmail.com. Tel: (83) 9190-3349

Localização do Sítio São João: Av. Manuel Tavares, Alto Branco, sem número (ao lado do SENAC)

Fotos: Amanda Lopes

Edição: Felipe Valentim 

Comentários