As vésperas do jogo entre Brasil e México o Parque do Povo recebe as turistas mexicanas, Gema Leilani (19) e Frida Isabel (20), que chegaram à Campina Grande – PB no último dia 5. Elas integram um grupo de intercâmbistas de uma plataforma internacional que possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens estudantes através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio. Presente em 113 países, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. Sua sede está localizada em Rotterdam nos Países Baixos.
Em Campina Grande eles são acolhidos por famílias convidadas pela instituição a acolhê-los durante o período de intercâmbio. Aqui na cidade está um pequeno grupo de 8 intercâmibistas que vieram da Noruega, México, Colômbia e Dinamarca. A AIESEC tem parceria com ONGS de Campina, e são nelas que os intercâmbistas desempenham atividades voluntárias voltadas ao social.
Frida (20) dá aulas de cultura mexicana e de espanhol para crianças em uma ONG, assim como ela, todos os outros ministram oficinas e minicursos em outras ONGS da cidade. Mesmo desempenhando sua função no projeto Frida e Leilane encontram um tempo para aproveitar as festividades juninas, Leilane contou a nossa equipe que está encantada com o forró e com as comidas típicas, de modo especial a pamonha.
Quando perguntadas sobre a expectativa do jogo entre Brasil e México, a resposta veio na ponta da língua, “Brasil”, mesmo sendo adversário do México, o país do futebol fez a cabeça das mexicanas que não exitaram em enfatizar o carinho especial pelo país e por alguns jogadores brasileiros como Neymar, Pelé, Kaká e Ronaldo.
Lembrando que o jogo será hoje dia 19 de Junho ás 16:00hs, em Fortaleza – CE. Onde a seleção brasileira disputa a segunda partida da Copa das Confederações no estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), salientando que este foi o primeiro estádio a ficar pronto para a copa das confederações.
Foto: Fernando Firmino