Segundo a coordenadora pedagógica, Lúcia de Marilac, atividades como essa contribuem com o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Ela destacou a importância de trabalhar a cultura regional no espaço escolar. “É fundamental que os professores apresentem essa identidade cultural que precisa ser construída na mentalidade das crianças desde a educação infantil”.
Além disso, os alunos realizaram uma apresentação com a música “Flor do Mamulengo” interpretada pela banda de forró cearense, Mastruz com Leite. A canção fala sobre a história de uma boneca de pano que se apaixonou por seu colega, só que o amor não era correspondido. Através da música os alunos tiveram contato com o teatro de mamulengos, uma das maiores representações do teatro popular brasileiro.
Durante a apresentação cada criança retirava um boneco de uma caixa para fazer a encenação conforme a música. “Achei tudo lindo, as professoras estão de parabéns, iniciativas como essa não deixam que as tradições do nosso tempo e a história da cultura nordestina se percam no tempo”, revela Desterro Medeiros, mãe da pequena Paloma.
Mais sobre o Teatro de Mamulengos – Esse movimento cultural é conhecido como teatro do povo, nos espetáculos os bonecos revelam de maneira engraçada uma mostra da cultura e das peculiaridades do nordeste. A palavra mamulengo surgiu de uma característica do mestre que conduz os bonecos, uma vez que ele tem que deixar a “mão molenga” para realizar os movimentos.
Edição: Lucineide Farias
Fotos: Roberta Lucena