O sonho de ter o próprio negócio, esse é o desejo que Kleber Pimentel (30) está, aos poucos, concretizando. Após adquirir experiências com tentativas no setor de vendas, o pequeno empresário montou na casa dele, em Manaus – AM, um empreendimento com a produção de pamonha e canjica, produtos que são autenticamente nordestinos.
Ele nos conta que inicialmente fez uma pesquisa dos lugares que vendem esses produtos, e percebeu que a qualidade, realmente, não é igual a do nordeste. “Fomos atrás dos ingredientes e materiais necessários, e após uma semana resolvemos tudo” afirma.
Kleber é paraibano e há um ano e nove meses foi morar em Manaus com o intuito de buscar novas oportunidades em um lugar diferente. “Na verdade eu nunca pensei em ir à Manaus, eu pensava que era uma cidade simples, de índio. Eu tinha decidido ir pro Rio de Janeiro, mas um amigo que mora aqui há cinco anos me convidou para conhecer o lugar e me ajudar a buscar trabalho, então eu vim”, diz.
O pequeno empreendimento, Sabor Nordestino, atualmente possui apenas a mão de obra de Kleber e da esposa dele. Lançado há dois meses, o negócio teve investimento de R$1.200,00 na compra de produtos e materiais e a média de lucro por mês está sendo de R$2.000,00.
Contudo, a dificuldade encontrada consiste na oscilação que há na demanda da matéria-prima, o milho. “No norte a produção de milho é baixa devido ao clima e a terra que não são próprias para sua plantação. Às vezes temos que esperar vir de Boa Vista, que fica em Roraima”, relata.
Além disso, com uma baixa produção de pamonha e canjica pelo fato de ainda não possuir funcionários e equipamentos que auxiliem na velocidade, o pequeno empresário ainda não faz encomendas. “Futuramente. Já temos três pessoas interessadas, mas no momento minha produção é baixa e eles querem comprar pequenas quantidades a preço baixo, ou seja, meu lucro será mínimo”, ele avalia.
Apesar disso, para os próximos dois meses a expectativa de crescimento é de 70%, já que Kleber pretende investir numa máquina profissional que aumente a produção por hora, na contratação de dois ajudantes e na ampliação dos pontos de venda.
Edição por: Carmem Nascimento
Imagens por: Mariana Pimentel