A véspera de São Pedro, 28 de junho, foi comemorada com muito forró, quadrilha e cultura na cidade de Lucena, litoral norte da capital paraibana.
Com aproximadamente 10 mil habitantes, o município realiza todos os anos a festa do Santo em frente à colônia de pescadores. Entre as atrações, destacam-se a “Quadrilha Só Pressão”, do coordenador Xeleco, e a Banda “Forró KS”, formadas por integrantes do município. O trio “Os Três do Forró”, que tocou o bom e velho forró pé de serra, esquentou a noite de chuva com triângulo, zabumba e sanfona dentro da colônia.
Em seguida, os “Cambindas Brilhantes”, grupo de tradição africana da cidade, valorizou a
Em 1992, os Cambindas Brilhantes voltaram a dançar, na abertura da 1ª Semana Cultural de Lucena e desde então suas músicas e danças fazem homenagem a Dona Leopoldina e a Princesa Isabel, homenageadas pela
abolição da escravatura. ‘Seu’ Zé Sabino, 75 anos, é o tocador e conta que já fez de tudo no grupo. “Não me importei de usar saia, todo mundo levou na brincadeira”. E ainda acrescenta que se sente feliz por fazer parte dele.
Mas não ficou por aí, a banda de forró “Primeira de Luxo” ainda fez sua apresentação na festa, encerrando a noite de São Pedro, às 2h da madrugada, com muita animação.
Fotos: Thaynara Policarpo.
Edição: Anthony Souza.