O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizou nesta tarde de sexta-feira (05) informações sobre o número de ocorrências durante o mês de Junho. Paulo Alexandre, responsável da central de regulação do SAMU, revelou que a fiscalização da lei seca esse ano foi responsável por uma queda no número de chamados em relação ao ano passado. Segundo Paulo, o número de chamados tem diminuído após o decreto da “lei Seca”, uma vez que as pessoas tem optado por táxis e coletivos. Ele também enfatizou o número exacerbado de trotes que a Central de Atendimento recebe.
Em junho de 2012 foram registrados em Campina Grande 2.992 casos de atendimento. Neste ano, os dados referentes ao mesmo período na mesma cidade ainda não foram transferidos para o sistema. Porém, o representante do serviço mostrou que foram computados 5.277 atendimentos de 35.017 ligações neste mês na região de Campina Grande e nas cidades circunvizinhas, como Aroeiras, Umbuzeiro e Queimadas.
Desse número de chamadas, 48,76% foram trotes, correspondendo a 17.704 ligações. Durante o período de férias (Janeiro e Julho) esse dado é ainda mais alarmante, chega a 68% o número de trotes. Mas, através de uma equipe especializada, a Central de Atendimento tenta driblar esse incidente. Em apenas 1min e 50s, a equipe submete quem liga para o SAMU (192) a um questionamento sobre dados essenciais como o endereço, ponto de referência, e o número de telefone que está ligando. Em caso de desconfiança, eles repetem as perguntas.
Mesmo havendo uma queda em relação ao número de ligações mal intencionadas desde o último ano, é preciso que haja uma conscientização das pessoas. Um trote pode custar uma vida.
Editado por Mariana Pimentel
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